O que nós queremos? Mais mulheres trabalhando em oficinas!

Nós da Mulher no Volante sempre buscamos trazer conteúdo relevante e atualizado às nossas seguidoras (e seguidores também, afinal temos muitos homens interagindo com nossa página e isso é ótimo).

Assim, há um tema pertinente e pouco discutido, mas que acreditamos ser de muita valia trazer a reflexão.

Você, homem: tem oficina mecânica ou trabalha em uma? Como atende às suas clientes do sexo feminino?

E você, mulher: já te empurraram serviços desnecessários, tentando tirar proveito de você pelo velho preconceito de que mulher não se interessa por carros?

Infelizmente, esse cenário ainda é muito comum no Brasil. Apesar de as mulheres serem responsáveis por 80% da decisão de compra de um veículo e já serem mais da metade do total dos proprietários de veículos, alguns prestadores de serviços, como as oficinas, seguem perdendo clientes devido à falta de interesse em se adaptar a esse público.

Portanto, se você possui um negócio na área ou mesmo quer saber o que esperar de um atendimento transparente e de qualidade em uma oficina mecânica, siga lendo!

Atenção aos detalhes: É preciso entender que muitas mulheres ainda estão se familiarizando com o universo automotivo. Por isso, é importante estar disposto(a) a explicar os procedimentos que serão realizados no carro, bem como minuciar o problema apresentado.

Algumas oficinas especializadas no público feminino deixam claro que a atenção dada à cliente no momento do diagnóstico do veículo é fator decisivo. Havendo negligência já nesta primeira etapa, a possibilidade dela voltar a procurar o mesmo prestador é muito baixa.

Uma boa limpeza também conta pontos com a mulherada: Sabemos que é exatamente fácil manter um ambiente como uma oficina um brinco devido à graxa e à poeira, mas organização e salubridade não agradarão somente a elas.

E nem pense em colocar ou deixar à vista aqueles pôsteres com modelos nuas, afinal é seu negócio que tem de se adaptar ao cliente, e não o contrário.

Para elas, fornecer atualizações do conserto ou manutenção é um diferencial: as oficinas que têm como público-alvo mulheres são taxativas quando se trata da comunicação com a cliente durante a execução do serviço. Elas gostam de serem informadas por WhatsApp e muitas mecânicas enviam fotos e vídeos do andamento do serviço. Essa atitude passa confiança e demonstra respeito e atenção.

Como anda o seu pós-venda? Etapa tão negligenciada, queima o filme de uma oficina, caso o carro apresente o mesmo problema depois de pouco tempo do serviço feito. Assim, depois que finalizar um atendimento, informe à cliente que ela pode trazer o automóvel de volta caso ele apresente o mesmo problema ou apareça algum outro.

A construção de uma relação de respeito entre um negócio e o cliente é trabalho árduo e exige adaptação e empatia. E você, mulher, que precisa levar seu carro a uma oficina (sempre estamos torcendo que não!), dê preferência às que oferecem esses diferenciais.

E aí, já foi atendida por uma mecânica? Compartilhe sua experiência conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *