Viajar de carro sozinha – o que não pode faltar?

Para você ter chegado a esse blog, significa que, como nós, ama carros e, consequentemente, viajar com eles.

Nem sempre as amigas, o(a) companheiro(a), ou parente preferido tem disponibilidade ou mesmo disposição para acompanha-la naquela viagem mais longa que você vem planejando fazer. Então, por que não botar o pé na estrada sozinha?

Tomando alguns cuidados antes e durante a viagem, é possível fazê-la de maneira segura e prazerosa. Além de aumentar a autoestima e reforçar sua autonomia e liberdade, nada como a sensação de um projeto realizado solo.

Confira abaixo alguns itens que não podem ser negligenciados e comece a se planejar já!

1. Revisão do carro.

Muitos motoristas deixam de lado algo que pode ser decisivo para a sua segurança e tranquilidade. Deixar de olhar o óleo, nível da água e calibrar os pneus pode ocasionar perrengues que se não atrasam, estragam sua viagem. Além disso, encha o tanque, calibre o estepe (e verifique sua localização), cheque o funcionamento do para-brisa e, não menos importante, confira se todos os documentos estão com você. Portar a CNH e o documento do carro é obrigatório e deixar de fazê-lo tem consequências que vão além de acabar com sua viagem, como até mesmo a apreensão do veículo.

Não se esqueça também do cartão do seguro!

2. Planeje bem o roteiro.

Hoje em dia temos à mão ferramentas como o Google Maps e o Waze, além de outros tipos de GPS. É importante, antes de iniciar a jornada, saber por quais cidades você irá passar e locais de parada para descansar, se alimentar ou mesmo passar a noite, dependendo da distância do destino. Também há sites como o www.mapeia.com.br que calculam o gasto aproximado que você terá de acordo com o trajeto que fará, incluindo quantos postos de pedágio existem. Basta inserir a cotação atual do combustível, ponto de partida e de destino e o montante a ser gasto é calculado instantaneamente.

3. Lembre-se do objetivo de sua viagem!

A palavra de ordem é curtição, então relaxe e desfrute do percurso. Dirigir com responsabilidade deve ser encarado como um prazer.

Evite pensar no tempo que vai levar para chegar, e, quando acontecer, aproveite bem, lembrando que a volta também exige planejamento.

Antes de retornar, procure descansar e se alimentar bem.

Esperamos que este pequeno guia seja útil e a leve ao planejamento de sua próxima aventura, sempre com segurança e com a máxima em mente: se beber, não dirija!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *